https://g1.globo.com/rss/g1/guia/guia-sp



Guia SP
Reprodução/Instagram e Divulgação
Shows de grandes nomes da música brasileira, festivais, exposições, espetáculos e festas juninas movimentam a agenda cultural de São Paulo neste fim de semana.
Entre os destaques estão a estreia da turnê “O Maior Encontro do Samba”, que reúne Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão no mesmo palco, a celebração dos 30 anos de carreira de Jorge Vercillo e a programação especial dos 10 anos do Women's Music Event (WME). Pela primeira vez em uma mesma turnê, Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão dividem o palco em “O Maior Encontro do Samba”.
O espetáculo reúne clássicos que marcaram a história do gênero e a trajetória dos três artistas. Outro destaque é a passagem de Jorge Vercillo por São Paulo com a turnê “JV30 Part II – Mais um Final Feliz”.
O cantor celebra três décadas de carreira em um show que revisita sucessos como “Final Feliz”, “Que Nem Maré”, “Monalisa”, “Homem-Aranha” e “Ela Une Todas as Coisas”. Na capital paulista, a Casa 1 promove o lançamento do segundo volume do jogo de cartas “Close Certo”, que reúne marcos históricos, personagens e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil.
A nova edição apresenta 56 acontecimentos e personalidades ligados à história do movimento. 🔥 Programas em alta 🎤 Shows 🎥 Cinema 🎭 Espetáculos 🐾 Passeios 🖼️ Exposições 🔥 Programas em alta Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão Jorge Aragão (à esquerda), Alcione e Zeca Pagodinho estreiam no Rio a turnê 'O maior encontro do samba' Guto Costa / Divulgação Três dos maiores nomes da história do samba se reúnem pela primeira vez em uma mesma turnê.
Em O Maior Encontro do Samba, Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão dividem o palco para interpretar clássicos que marcaram gerações e ajudaram a construir a trajetória do gênero no país. 📅 Quando? Sábado (20) e domingo (21) 📍 Onde? Nubank Parque — Avenida Francisco Matarazzo, 1705, Água Branca (Zona Oeste) 💲 Quanto? Ingressos a partir de R$ 87,50 ➡️ Mais informações e ingressos Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho: juntos no palco do Fantástico Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira Jorge Vercillo Rafael Mattei Um dos nomes mais populares da MPB, Jorge Vercillo desembarca em São Paulo neste sábado (20) com a turnê "JV30 Part II – Mais um Final Feliz", que comemora três décadas de trajetória.
O espetáculo reúne sucessos que marcaram sua carreira, como Final Feliz, Que Nem Maré, Monalisa, Homem-Aranha e Ela Une Todas as Coisas, além de músicas mais recentes. 📅 Quando? Sábado (20), às 22h 📍 Onde? Espaço Unimed — Rua Tagipuru, 795, Barra Funda (Zona Oeste) 💲 Quanto? Ingressos a partir de R$ 120 ➡️ Mais informações e ingressos Casa 1 lança jogo "Close Certo" Jogo "Close Certo" reúne marcos históricos, personagens e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ . Jean Carniel A Casa 1 promove o lançamento do segundo volume do "Close Certo", jogo de cartas que reúne marcos históricos, personagens e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil.
A nova edição traz 56 acontecimentos e personalidades que ajudam a reconstruir a trajetória do movimento de forma lúdica e educativa, transformando o jogo em uma ferramenta de entretenimento e letramento. 📅 Quando? Sábado (20) 📍 Onde? Casa Um — Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista (Centro) 💲 Quanto? Entrada gratuita ➡️ Mais informações Arraiá no Shopping Granja Vianna Arraiá no Shopping Granja Viana Reprodução O Shopping Granja Vianna entra no clima das festas juninas com o Arraiá das Escolas.
A programação reúne apresentações de alunos, quadrilhas, shows musicais, barracas de comidas típicas e brincadeiras tradicionais, transformando o espaço em um grande ponto de encontro para famílias da região. Entre os destaques estão os shows do cantor Jefferson Vianna, da cantora Lorena Alexandre com um tributo a Marília Mendonça, da banda Cólica Renal em homenagem aos Mamonas Assassinas e da banda KNOA, que celebra os sucessos do Falamansa.
O evento também promove um campeonato entre escolas para eleger a melhor quadrilha do ensino médio. 📅 Quando? Dias 20, 21, 27 e 28 de junho 📍 Onde? Shopping Granja Vianna — Rodovia Raposo Tavares, km 23,5, Granja Vianna, Cotia (Grande SP) 💲 Quanto? Entrada gratuita 🎤 Shows WME celebra 10 anos com shows gratuitos, debates e oficinas no Centro de São Paulo WME 2026 acontece entre os dias 18 e 21 de junho WME O Women's Music Event (WME), maior plataforma dedicada às mulheres da indústria musical no Brasil, celebra uma década de atividades com uma programação que mistura música, formação profissional e debates sobre os rumos do mercado cultural.
Entre os dias 18 e 21 de junho, o evento ocupa a Biblioteca Mário de Andrade, a Praça Dom José Gaspar e a Heavy House, reunindo artistas, executivas, produtoras e representantes do setor.
A programação inclui painéis com nomes como Karol Conká, Tulipa Ruiz, Fernanda Takai, Linn da Quebrada e a deputada Sâmia Bomfim. 📍 Onde? Biblioteca Mário de Andrade — Rua da Consolação, 94, República; Praça Dom José Gaspar, República; e Heavy House — Rua Taguá, 282, Liberdade (Centro) 📅 Quando? De 18 a 21 de junho 💲 Quanto? Parte da programação é gratuita; atividades pagas têm ingressos disponíveis online ➡️ Mais informações Sampa Crew comanda edição do Happy Hour das Antigas Sampa Crew Reprodução/Redes Sociais Os fãs dos grandes sucessos que marcaram época já têm destino certo neste sábado (20).
A tradicional festa Happy Hour das Antigas – Toco Dance Club desembarca na Audio, em São Paulo, para uma noite repleta de nostalgia, música e diversão ao som do Sampa Crew e DJs convidados.
Com repertório que promete embalar o público com clássicos inesquecíveis das pistas de dança, o evento é voltado para maiores de 18 anos e deve reunir diferentes gerações em uma celebração dedicada aos hits que atravessaram o tempo.
📍 Onde? Audio – Av.
Francisco Matarazzo, 694 – Barra Funda – São Paulo (SP) 📅 Quando? Sábado (20), às 20h 💲 Quanto? A partir de R$ 40 ➡️ Mais informações e ingressos Ozzmosis, tributo a Ozzy Osbourne, se apresenta no rooftop da Galeria do Rock Ozzmosis, tributo a Ozzy Osbourne, se apresenta no rooftop da Galeria do Rock Reprodução/Instagram Os fãs do Príncipe das Trevas têm encontro marcado no sábado (20), no coração do Centro Histórico de São Paulo.
A banda Ozzmosis – Ozzy Osbourne Tribute sobe ao palco do Rooftop da Galeria do Rock para uma apresentação especial repleta dos maiores clássicos da carreira solo de Ozzy Osbourne e sucessos que marcaram gerações do heavy metal.
📍 Onde? Rooftop Galeria do Rock (5º andar – à esquerda) — avenida São João, 439 – Centro Histórico de São Paulo 📅 Quando? Sábado (20) 💲 Quanto? R$ 35 (lote vigente).
O próximo lote será de R$ 40,00, sujeito à disponibilidade.
➡️ Mais informações e ingressos Banda Vexame e Roberto Menescal se apresentam no Blue Note SP Banda Vexame Reprodução/Instagram O Blue Note São Paulo traz em sua programação da semana duas sessões da Banda Vexame, um dos nomes mais cultuados da cena paulistana, e que tem a atriz e cantora Marisa Orth nos vocais.
A casa, localizada no Conjunto Nacional, oferece uma experiência musical contemplativa e intimista. 📍 Onde? Blue Note — Conjunto Nacional: avenida Paulista, 2073 - Consolação (centro) 📅 Quando? Sábado (20) — duas apresentações: às 20h e às 22h30 💲 Quanto? De R$ 80 a R$ 220 ➡️ Mais informações e ingressos Ana Clara une jogo do Brasil a samba e pagode na Vila Madalena Ana Clara se apresenta na Vila Madalena no dia de jogo da Copa do Mundo Giovanna Bottaro A cantora Ana Clara se apresenta no "Disse Que Me Disse" nesta sexta-feira (19) com um show em clima de Copa do Mundo.
No dia do segundo jogo da Seleção Brasileira, a artista promete transformar a noite em uma grande roda de samba e pagode, reunindo música, alegria e a energia característica dos encontros entre amigos.
📍 Onde? R.
Fidalga, 408 - Vila Madalena (Zona Oeste) 📅 Quando? Sexta-feira (19) 💲 Quanto? Entrada gratuita. 🎥 Cinema Pré-estreias premiadas: Belas Artes exibe “Salvação” e “Um triste e belo mundo” Pré-estreias premiadas: Cine Belas Artes exibe “Salvação” e “Um triste e belo mundo” Reprodução O Cine Belas Artes recebe neste fim de semana duas sessões especiais de pré-estreia de filmes que passaram por grandes festivais internacionais antes da estreia comercial no Brasil.
No sábado, o público poderá assistir a “Um triste e belo mundo”, drama libanês premiado pelo público na Jornada dos Autores, em Veneza.
Já no domingo é a vez de “Salvação”, longa do diretor turco Emin Alper que conquistou o Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri em Berlim. 📍 Onde: Cine Belas Artes – Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo 📅 Quando: 20 e 21 de junho de 2026 💲 Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) Festival de Cinema Paranapiacaba retorna com mais de 60 filmes independentes Festival de Cinema de Paranapiacaba Divulgação O Festival de Cinema Paranapiacaba reunirá 63 curtas de todo o país no Cine Lyra de 19 a 21 de junho, na famosa vila ferroviária de Santo André, no Cine Lyra, uma das salas de cinema mais antigas do Brasil.
Localizado na Sociedade Recreativa Lyra da Serra, construída no início do século XX, e reaberto ao público em 2024 após décadas de silêncio, o espaço volta a ser ocupado por filmes, encontros e conversas, aproximando a memória de um dos cinemas mais antigos do país das novas histórias que ajudam a contar o Brasil de hoje.
Durante três dias, a programação reúne mais de dez sessões com produções de diferentes regiões do país, entre ficções, documentários, animações e obras voltadas ao público infantil.
A abertura, no dia 19 de junho, a partir de 13h, combina reflexão e celebração. 📍 Onde: Cine Lyra - Rua Fox, S/N - Vila de Paranapiacaba, Santo André 📅 Quando: 19, 20 e 21 de junho.
Das 10h às 20h30 💲 Quanto: entrada solidária (levar uma unidade de leite em pó).
A retirada de ingressos é gratuita e realizada 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria do Cine Lyra. ➡️ Mais informações 🎭 Espetáculos Tom Jobim Musical retorna a São Paulo com clássicos da bossa nova Tom Jobim Musical retorna a São Paulo com clássicos da bossa nova Reprodução Depois de reunir mais de 140 mil espectadores e receber 12 indicações a prêmios, o espetáculo “Tom Jobim Musical” volta a São Paulo para celebrar a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira.
Estrelado por Elton Towersey como Tom Jobim, ao lado de Leopoldo Pacheco como Vinicius de Moraes e Rodrigo Salva como João Gilberto, o musical revisita momentos marcantes da carreira do compositor e leva ao palco canções como “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade”, “Águas de Março” e “Wave”.
Com texto de Nelson Motta e Pedro Brício e direção de João Fonseca, a montagem recria o Rio de Janeiro das décadas de 1950 e 1960 e o surgimento da bossa nova. 📍 Onde: Teatro Bradesco — São Paulo 📅 Quando: de 19 a 28 de junho de 2026 (sextas, sábados e domingos) 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 22,50 ➡️ Mais informações e ingressos Concertos Campestres...