https://g1.globo.com/rss/g1/sp/sorocaba-jundiai



Suco de uva orgânico de São Roque ganha prêmio nacional após 6 anos de pesquisa
TV TEM/Reprodução
Um suco feito com uvas orgânicas em São Roque (SP) foi premiado como um dos melhores do Brasil.
O produto conquistou a medalha de platina no concurso da Associação Brasileira de Enologia (ABE), atingindo nota entre 90 e 95 pontos em uma escala até 100.
A bebida disputou o título com quase 200 amostras de todo o país. O resultado é fruto de um projeto que une o conhecimento do campo à pesquisa acadêmica.
O experimento durou seis anos, com quatro safras colhidas que comprovaram a viabilidade de produzir uvas sem agrotóxicos na região.
O trabalho foi desenvolvido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional), em parceria com o Instituto Federal e o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho). O cultivo é feito em uma área de 4 mil metros quadrados que reúne mais de 1,3 mil videiras.
O espaço funciona como uma "sala de aula a céu aberto" para estudantes do curso de Enologia do Instituto Federal.
No local, é aplicado o conceito agroecológico: Linhas alternadas: o mato e as plantas espontâneas são mantidos em uma fileira sim e outra não; Proteção natural: essa vegetação nativa serve de abrigo para insetos que combatem as pragas da videira, eliminando o uso de defensivos químicos; Colheita manual: os cachos são retirados um a um, avaliando critérios de cor, textura e doçura. Após a colheita, as uvas passam por um processo rigoroso de extração e envase para manter a pureza da fruta.
De acordo com o presidente do Sindusvinho, Alex de Moraes, o segredo do sabor premiado está na mistura exata e equilibrada de duas variedades tradicionais de uva: a Bordô e a Isabel. Veja a reportagem exibida no programa em 21/06/2026: Suco de uva orgânico de São Roque ganha prêmio nacional após 6 anos de pesquisa VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais Confira as últimas notícias do Nosso Campo